Como escrever e distribuir anúncios da igreja [com 5 exemplos]
Os anúncios da igreja são uma maneira fantástica de manter sua comunidade conectada e atualizada. Infelizmente, algumas igrejas deixam de considerar se seus seguidores são receptivos a essas mensagens. Seus anúncios poderiam ser mais envolventes.
Na ChMeetings, encontramos alguns exemplos de anúncios de igrejas que valem a pena ser observados. Suas mensagens e estratégias variam de acordo com a composição de sua congregação e os dados demográficos que você está tentando atrair. Se estiver tentando aumentar a frequência à igreja ou envolver a paróquia existente, você se beneficiará das sugestões a seguir.
Anúncios escritos versus anúncios falados na igreja
Alguns fazem os anúncios da igreja pessoalmente, outros os distribuem como mensagens on-line ou boletins físicos. Não existe uma maneira «correta» de distribuí-los. Você pode usar as duas estratégias.
Se estiver procurando aumentar a frequência da igreja, os anúncios escritos são os melhores. Por exemplo, talvez você queira reengajar os frequentadores da igreja que não têm aparecido em seus bancos ultimamente. Nesse caso, você pode enviar boletins informativos por e-mail, desde que tenha os endereços dessas pessoas. Você também pode fazer postagens em mídias sociais no Facebook e no Instagram. Use essas plataformas para anunciar seus eventos.
Por outro lado, os anúncios falados garantirão que você alcance as pessoas que estão assistindo à missa. Desde que todos estejam em silêncio, eles não terão escolha a não ser ouvir suas palavras. Mesmo assim, você deve escolher um bom orador para fazer seus anúncios.
Certifique-se de fazer esses anúncios no início ou no final do seu serviço. As pessoas sempre esquecem a parte do meio.
Dicas para produzir um anúncio de igreja
Um bom anúncio de igreja incorpora conteúdo escrito e imagens agradáveis. Aqui estão nossas dicas para criá-los.
Comece com um modelo de anúncios para a igreja
O uso de um modelo de anúncios de igreja facilitará muito sua vida. Evite o bloqueio do escritor e use este modelo como um guia.
- Escreva um título que chame a atenção.
Seu título deve fazer com que o leitor não tenha outra opção a não ser continuar lendo. Dito isso, conheça seu público-alvo. Você não pode ser excessivamente provocativo.
- Comece cumprimentando as pessoas novas.
Nem todos estão familiarizados com sua igreja, mesmo que você esteja. Faça uma breve apresentação às pessoas antes de mergulhar de cabeça.
- Mencione alguns dos acontecimentos da semana passada.
Essas são as coisas sobre as quais as pessoas querem ouvir. Não enterre o lide. Exemplos comuns incluem nascimentos e mortes. Mas você também pode discutir alguns de seus eventos da semana passada.
- Mencione os eventos que ocorrerão na próxima semana com uma chamada à ação.
Essa é a parte que agrega valor tanto para você quanto para os seus leitores; você precisa pedir que eles compareçam aos seus eventos. Forneça a eles todos os detalhes necessários, como quem está participando, o que está acontecendo, quando e onde está ocorrendo e, finalmente, o motivo pelo qual as pessoas devem comparecer.
- Termine agradecendo a eles e talvez pedindo pedidos de oração.
É uma questão de educação. Se eles leram ou ouviram até aqui, merecem ser agradecidos
Escreva em um tom envolvente
Escrever é encontrar sua voz. A que tipo de voz seu público responderá melhor? Isso dependerá da plataforma que você usa. Por exemplo, o Facebook e o Instagram são plataformas de mídia social e exigem uma voz casual, e você pode esperar um público mais jovem na última plataforma.
Sua entrega não será muito diferente se estiver escrevendo ou falando. Recomendamos que você escreva da mesma forma que fala. Isso parecerá mais autêntico para o leitor. Se você ainda tiver dificuldades para escrever, tente encontrar um voluntário de sua congregação que seja proficiente nessa habilidade.
Elimine os desperdiçadores de tempo
Nem todas as mensagens merecem ser incluídas no anúncio de sua igreja. É claro que você deve incluir alguns eventos pertinentes, mas eles precisam ser relevantes para sua congregação. Para seus anúncios semanais, estabeleça um prazo para os envios. Informe às pessoas que o espaço para eventos é limitado e que nem todos terão seus eventos incluídos. As listagens devem ficar a seu critério.
Considere a estética
Não importa onde você transmita seus anúncios, você precisará torná-los visualmente agradáveis. Geralmente, é isso que chama a atenção das pessoas em primeiro lugar. Você pode dar uma olhada nesses modelos de boletins informativos da igreja para ter uma ideia do que pode querer usar.
Uma maneira de ajudar a promover seus eventos futuros é usar imagens legais de eventos anteriores. Elas aumentarão sua taxa de conversão onde quer que você esteja. Você pode apresentá-las em slides pessoalmente ou em um boletim informativo por e-mail on-line.
Divulgue o anúncio em todos os lugares
Não se limite aos tradicionais anúncios em papel. Use o poder da Internet para levar os anúncios de sua igreja ao maior número possível de pessoas. Facebook, Instagram e listas de e-mail são ótimas maneiras de alcançar as pessoas. Você não precisa se ater a uma única estratégia.
Mesmo que use métodos on-line, você ainda pode encontrar maneiras de distribuir cópias impressas dos seus anúncios. Deixá-los em locais onde as pessoas costumam se reunir funciona bem. A única desvantagem é que o uso de tanto papel pode parecer irresponsável. A menos que estejam em sua igreja, apenas entregar às pessoas uma cópia do boletim não é suficiente.
5 Exemplos de anúncios da igreja
Criamos 5 exemplos de anúncios de igreja on-line. Eles são perfeitos para ajudá-lo a aumentar sua presença on-line. Na verdade, você deveria tentar usar mais tecnologia em sua igreja em geral. Dessa forma, você alcançará mais pessoas do que alcançaria com anúncios presenciais. Aqui estão os 5 formatos que estamos analisando:
- Boletim informativo
- Postagem no Instagram
- Site da Web
- Boletim da Igreja
Para cada um desses exemplos de anúncios de igreja, observaremos o que funciona e o que não funciona. Além disso, mostraremos a você como medir o sucesso de cada um deles.
1. Boletim informativo
Gostamos desse exemplo porque ele é curto e direto ao ponto. Alguns boletins informativos por e-mail podem durar uma eternidade. Naturalmente, incluir imagens de crianças é relevante, já que se trata de uma igreja infantil.
Cada parágrafo aborda um único tópico. Se você estiver interessado, pode clicar para ler mais. Caso contrário, você segue em frente. Incluir uma nota do pastor também é uma boa maneira de envolver as pessoas.
Como escrever seu próprio boletim informativo
Como na maioria dos conteúdos escritos, os boletins informativos precisam de um gancho. Escreva uma linha de assunto que estimule as pessoas a abrir seu e-mail. Você deve escolher um bom horário para enviar seus e-mails. Muitos consideram 1PM o melhor horário para o envio, mas talvez você queira testar isso por conta própria.
Como 45% dos usuários de e-mail estão abrindo seu boletim informativo no celular, certifique-se de que seu boletim informativo também esteja otimizado para isso. Ela deve ser tão legível no celular quanto no desktop.
Avalie o sucesso de seu boletim informativo
Muitas pessoas usam o Mailchimp para avaliar o desempenho de seus boletins informativos por e-mail. Algumas estatísticas que você deve acompanhar incluem:
- Taxa de abertura, que informa quantas pessoas abriram o e-mail.
- Taxa de cliques, que informa quantas pessoas clicaram em um botão de chamada para ação dentro do boletim informativo por e-mail.
- Taxa de compartilhamento, que informa quantas pessoas compartilharam o boletim informativo com outras.
- Taxa de cancelamento de assinatura, informando quantas pessoas clicaram para parar de receber seus e-mails.
2. Publicação no Instagram
O Instagram é uma forma mais moderna de alcançar novos seguidores. O exemplo acima mostra exatamente como a postagem precisa ser curta e sucinta. Você também deve observar que a publicação não é uma imagem, mas um GIF, que pode ser mais envolvente.
Como escrever e criar sua própria postagem no Instagram
Criar anúncios de igreja atraentes para o Instagram não é difícil. Você só precisa usar o Canva ou uma plataforma semelhante para encontrar vários modelos relevantes. Depois disso, você pode conectar e usar os títulos ou peças de design que desejar.
Quanto à postagem escrita, você não precisará escrever muito. Os usuários do Instagram não terão um longo período de atenção. Basta fornecer um resumo sobre a motivação do evento e, em seguida, uma chamada à ação para ajudá-los a obter mais informações.
Avalie o sucesso de sua postagem
Felizmente, o Instagram permite que você mude para uma conta comercial gratuitamente. Isso permitirá que você rastreie todos os tipos de dados, inclusive visualizações e impressões. No entanto, rastrear a taxa de cliques de sua publicação pode exigir algo como um link bit.ly.
3. Site
Esse calendário on-line da Igreja Apostólica de Deus em Chicago demonstra como você pode usar seu site de forma eficaz. Inclua uma guia «Announcements» (Anúncios) ou «Events» (Eventos) em seu site para que os visitantes possam acessá-la facilmente.
Gostamos da organização dos eventos – ela mostra todos os próximos eventos na ordem correta. Ele mostra até mesmo um evento em andamento na parte superior. Cada evento é apresentado simplesmente com uma miniatura e uma breve descrição. É difícil errar com esse formato.
Como publicar anúncios em seu site
Isso é uma questão de web design. Crie uma página dedicada a seus eventos e comece a publicá-los aqui. Use aplicativos como o Tockify para integrar plugins de calendário ao seu site. Desde que seu site receba tráfego, as pessoas curiosas sobre sua igreja clicarão aqui.
Avalie o sucesso de seu site
Nesse caso, talvez não seja necessário medir o sucesso de seu site tão de perto. Se você já usa uma ferramenta como a SEMrush para avaliar seu tráfego orgânico na Web, poderá usá-la facilmente para medir as conversões em seus eventos. Caso contrário, você pode simplesmente gerenciar eventos com uma ferramenta como a ChMeetings e acompanhar o aumento de participantes.
4. Facebook
Assim como no Instagram, a intuição por trás dos anúncios de igrejas no Facebook é simples. Escreva uma publicação curta com um gancho para atrair as pessoas. Depois, diga como elas podem participar.
O gancho desta postagem funciona perfeitamente. Todo mundo pensa em fazer mudanças em janeiro. Eles estão falando diretamente com seu público-alvo. «AGORA pode ser o seu recomeço!» é uma frase particularmente bem-sucedida.
Como criar seu próprio anúncio no Facebook
Para reproduzir a postagem acima, você precisará gravar um pouco de vídeo. Além disso, você precisará criar um gancho rápido. É bom usar um tema sazonal, como o Ano Novo. Isso ajuda a manter as coisas relevantes para seu público.
Avalie o sucesso de seu anúncio no Facebook
O Facebook não oferece uma conta comercial simples para monitorar suas análises, como o Instagram faz. No entanto, você pode ver suas curtidas e, se publicar vídeos, também poderá ver suas visualizações. Talvez você também queira criar eventos no Facebook e ver quantas pessoas participam.
5. Boletim da Igreja
A City Life Church nos fornece um excelente exemplo de boletim de igreja para lermos. Ele foi impresso em preto e branco para economizar dinheiro, mas ainda mantém características estilísticas atraentes. A introdução também é bastante atraente, a palavra do ministro sênior no início foi um toque agradável.
Como se trata de um folheto, você verá que a parte «Sou novo» abre na segunda página. Eles convidam os recém-chegados a se juntarem a eles para uma xícara de café. Em seguida, você verá todos os eventos e aulas, cada um deles anunciado com um trecho de texto. É ótimo que eles encontrem uma maneira de todas as idades se conectarem ao boletim informativo.
Como escrever seu próprio boletim da igreja
O exemplo dos boletins da igreja acima nos oferece um modelo muito bom. Aqui está uma versão resumida:
- Comece apresentando sua visão para a igreja.
- Reconheça as pessoas que são novas e faça com que se sintam bem-vindas.
- Conte a elas sobre os próximos eventos e programas semanais de sua igreja.
- Discuta alguns dos serviços que você presta à comunidade e diga como as pessoas podem se envolver.
- Forneça às pessoas uma maneira de entrar em contato com você e de manter contato, além de informações como horários de culto.
Ele é bastante semelhante ao nosso modelo de anúncios anterior. No entanto, nesse caso, é necessário fornecer informações de contato e serviço comunitário. Isso o ajuda a construir sua reputação do ponto de vista do leitor.
Avalie o sucesso de seu boletim
Isso é um pouco mais complicado. Você sempre pode acompanhar quem comparece aos seus eventos, mas não é possível rastrear isso diretamente até o boletim. Você pode acompanhar o número de folhetos que as pessoas levaram.
Gerencie sua igreja com o ChMeetings
Escrever anúncios para a igreja é apenas um dos muitos aspectos do gerenciamento de sua igreja. Para economizar mais tempo, você deve começar a usar o ChMeetings para monitorar pessoas, eventos e muito mais. Como mais de 3.000 igrejas e dioceses usam nosso software, você sabe que pode confiar em nós.